quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Escolhas e consequências

Interessante que escolhas tragam consequências e que para toda ação há uma reação... Leis naturais, não é verdade? Mesmo estar parado envolve a inércia, que é uma lei física. Na filosofia chinesa, a não-ação é uma forma de ação, afinal também traz consequências !

Quando decidimos tomar um caminho uma rede de possibilidades se ilumina, e o caminho que descartamos se apaga. A cada passo na estrada da vida vamos nos deparando com encruzilhadas e vamos escolhendo caminhos. A soma de todas estas escolhas vai delineando nosso futuro. As escolhas tomadas hoje abrem possibilidades de escolhas futuras.

Por isso, jamais diga que vc não é responsável pelo que lhe ocorre hoje. Vc até pode não entender porque está assim hoje, uma vez que o conjunto das centenas ou milhares de decisões tomadas no passado foram se encadeando para formar o presente.

Podemos até pensar em nossa vida como um navio, fazemos pequenos ajustes de rotas que vão se refletir num longo prazo. Para resultados mais imediatos, ações mais radicais são requeridas. Mas o seu navio aguentaria ?

Não podemos dizer "mas eu não fiz nada, porque isso aconteceu?" Talvez porque vc não fez nada ! Lembre-se que a não-ação é uma forma de ação. Não fazer nada é manter o curso atual, ao invés de pegar o caminho da esquerda ou da direita.

Nessa linha de pensamento, vem uma frase que li em algum lugar e que faz igual sentido: "se vc não está tomando decisões, alguém as está tomando por vc". Será que neste caso, no seu interesse maior ?

Portanto:
  • assuma o timão da sua vida e suas consequências;
  • decida os rumos de sua vida, mesmo que seja não mudar nada neste minuto;
  • faça as escolhas que o fazem sentir-se melhor, sinta o caminho que lhe é apontado;
  • não fuja dos desafios, eles o encontrarão novamente mais a frente, talvez até em situação pior para vc ;
  • não deixe que o medo o comande ;
  • se tiver que mudar de rumo, mude já !
  • vc pode ser uma pessoa diferente do que foi no passado, é opção sua, mesmo que o passado tenha sido 1 minuto atrás;
  • vá até o limite dos seus direitos, sem nunca invadir os direitos dos outros;
  • não procure alguém ou algum fato pela sua situação, vc o encontrará no espelho mais próximo.

Boa semana !

domingo, 20 de novembro de 2011

Paralelos

Na vida nos deparamos com muitas coisas que nos lembram outras. Mecanismos que se parecem. Mais da mesma coisa.

Hoje pensei nos cuidados que os pais muitas vezes tem em evitar que seus filhos se sujem ou tenham contato com a sujeira. Alguns quase colocam o filho numa bolha de plástico. Vi até um comercial para repelentes de mosquitos que simulava algo assim.

O s médicos, por outro lado, condenam o comportamento obsessivo em relação à sujeira pois na verdade estamos evitando que as crianças adquiram anticorpos. Ou seja, na ânsia de proteger, estamos expondo. Colocar numa bolha de plástico é então aumentar muito o risco!

Fiz um paralelo com a vida. Quando nos esquivamos de sentimentos "perigosos" acabamos por nos fragilizar. Não criamos a casca necessária para lidar com os sentimentos arrebatadores, para os quais não teremos defesa.

Evitar pequenos sofrimentos, nos impede de reagir bem aos grandes. Viver os pequenos sofrimentos nos leva a estar sempre meditando sobre o sentido da vida, a motivação por trás dos eventos.

No filme "Sim Senhor", com o comediante Jim Carey, a personagem vivida por ele está isolado da vida, remoendo um contratempo: a separação de sua ex-mulher, e deixa de estar aberto a novas oportunidades. A vida dele muda radicalmente quando ele passa a dizer SIM para tudo (não recomendo fazer como ele fez) e novas oportunidades surgem, todas de alguma forma encadeadas. O filme é muito engraçado e vale ser visto, além de trazer uma mensagem interessante debaixo de todo o riso.

Não creio que estejamos sob o jugo de um Deus sádico, mas sim sábio, que coloca os obstáculos com a finalidade estimular nossos crescimento espiritual (ou pessoal, pois deveria dar na mesma).

Fugir é ir contra este processo. Veja que as grandes conquistas da humanidade sempre envolveram risco. Logo, arriscar é abrir oportunidades para crescer.

Arrisque-se, pois afinal, se errar tente de novo de outra forma.

Disse Edison, inventor da lâmpada elétrica ao falhar pela milésima vez no caminho de sua relevante descoberta: "Oba, descobri mais uma maneira que não funciona!"

Boa semana !