quinta-feira, 4 de março de 2010

Passado, Presente e Futuro

O que temos hoje é resultado do que fizemos no passado. Não mudamos o presente mudando o passado. O passado foi. O momento presente será passado em um segundo.

O que está ao nosso alcance é mudar o futuro agindo no presente. Se o seu presente não é o que você quer, o seu futuro será igual se você nada fizer à partir de hoje.

Logo, chorar o leite derramado não muda o futuro. Muda o futuro quem aprende com as ações passadas ao ver seu resultado no presente.

Já dizia Eisntein: "o maior grau de loucura é esperar resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa".

Para conseguir resultados diferentes, faça diferente. Mesmo se você não sabe o que fazer, ao menos sabe que fazendo o que vinha fazendo não traz o que você quer.

Uma coisa é certa, ao menos você tem de saber o que quer. Se não, vale aquele ditado: "se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve".

Acho que também não devemos simplesmente pensar que podemos fazer hoje o que erramos ao não fazer no passado. Na verdade, temos antes que avaliar se ainda dá tempo. Ou seja, se as circunstâncias são as mesmas. É uma questão de "timing".

Se pensarmos a vida como na filosofia chinesa, que faz um paralelo entre nossa vida e um rio, há momentos em que o rio é revolto e momentos em que ele é tranquilo. Não faz sentido agir em resposta à uma correnteza bravia se estamos num trecho de calmaria. Olhe em volta e reconheça o contexto.

Para cada momento há uma resposta melhor. Vamos nos aperfeiçoar em escolher as respostas. Afinal nosso papel na vida é basicamente este, aprender a dar respostas.

Boa semana ! Boas escolhas !

Nenhum comentário: