quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dar e receber

Muito se fala sobre este assunto, há inclusive ditados (ou seria uma passagem bíblica): "é dando que se recebe". Muitos dizem que não merecem o que recebem (esperavam mais).

Some-se a isso a física: cada ação provoca uma reação de mesma intensidade em sentido contrário. Parente desta idéia temos o ditado: "não se faz uma omelete sem quebrar os ovos".

Aí vem o pessoal de "O Segredo" falando em Lei da Atração: "os iguais se atraem".

Para que lado eu vou ?

Em primeiro ligar se vc nada fizer, não vai a lugar algum. Ok, eu conheço a filosofia chinesa da não-ação ser efetivamente uma forma de ação. Mas esta não é a opção para todos os momentos. Se vc nada fazendo não consegue o que quer, me parece óbvio que algo diferente deve ser feito, concorda?

Assim, parece lógico que vc tenha que dar o primeiro passo também, certo ? Ou seja, vc é quem deve primeiro dar para depois receber. Muitas pessoas parecem se achar "muito especiais" ao ponto de sem nada dar esperarem receber tudo que desejam. Se o recebem, por quanto tempo ?

O fato é que :
- quem quer ter muitos amigos deve ser amigo e ter tempo para eles ;
- quem quer ser amado tem de dar amor ;
- quem quer ter um corpo atlético tem de dedicar tempo à se exercitar ;
- quem quer ter cultura tem que se informar, ler, trocar idéias com outras pessoas ;
- quem quer ser um grande músico tem de estudar e praticar ;
- quem quer multiplicar seu dinheiro tem de dá-lo ao banco para investir ou estudar muito como fazê-lo por si mesmo ;

Ou seja, em nenhum dos exemplos encontrei algo como "não faça nada, espere e receberá". Não que não aconteça, mas dá para contar com isso ? Apostaria sua vida nisso ?

Ou seja, há gente que espera alguma coisa a troco de nada. Até quando ?

Tenho cereteza que vc pode lembrar de vários casos assim. Agora pense bem, se alguém o conseguiu, conseguiu manter SEM FAZER NADA ?

Quantos ganharam fortunas inesperadas e perderam tudo ? Quantos conseguiram vidas especiais e perderam esta condição ? Quantos eram felizes e não sabiam ?

Não é errado vc querer algo para vc. Mas será que não dá para outros se beneficiarem durante o seu processo de obtenção ? Não dá para vc ganhar sem que niguém perca ?

E se dentro da mais pura física assumissemos que nada se cria, tudo se transforma ?
E se vc acreditasse que não existe o vácuo, mas sim energia e que essa energia pudesse ser transformada em qualquer coisa, desde que beneficie mais de um ?
E se aquela passagem bíblica em que Cristo transformou água em vinho fosse verdade ?
E se Cristo soubesse fazer o que para nós é algo impossível, mas que é fisicamente possível ?

E se para que você conseguisse o que quer bastasse vc dar sua fé ?

sexta-feira, 16 de abril de 2010

"O maior grau de loucura é esperar resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa."

Esta frase inspirada de Eisntein faz muito sentido no ambiente científico, onde quando se fala de fazer uma experiência IGUAL à outra ela é realmente igual em todos os aspectos. Mas será que só faz sentido lá ?

Falando ainda um pouco de ciência, nosso cérebro busca padrões. Ele não gosta de variações. Um texto disponibilizado por uma amiga dizia que aquela sensação de que o dia passou rápido ocorre porque o nosso cérebro "trabalhou" pouco aquele dia. O cérebro só "trabalha" quando uma situação nova surge e lhe é exigida uma nova resposta. Assim, quando vivenciamos situações do dia-à-dia nosso cérebro traz uma resposta automática. É como se ele a buscasse de um arquivo de respostas prontas. Logo, o cérebro prefere a situação de menor gasto de energia, ou seja, aquelas que ele já vivenciou e portanto já tem uma resposta pronta.

E como fica aquela tal frase famosa "carpe diem" (aproveite o dia)? Ou seja, viver cada dia como se fosse o seu último. Fazer tudo que você não fez e que se não fizer hoje não fará jamais.

Pois é, você tem a intenção mas tem uma baita resistência interna à fazê-lo. O seu cérebro irá sabotá-lo, ele não quer isso. E ele joga sujo, uso a emoção mais poderosa que existe: o medo.

Você já reparou como bate uma insegurança quando você pensa em fazer algo que nunca fez? Pois é, agora você já sabe de onde vem.

Mas voltando ao título deste texto, imagine que você não está feliz com algum aspecto de sua vida. Veja que se você deixar no piloto automático, você vai fazer o que sempre fez, pois o cérebro estará no comando e não fará nada de novo. Logo, se quiser mudar algo em sua vida, você terá que se conscientizar que você não é seu cérebro. Ele é seu servo e não seu senhor.

Quem pensa não é seu cérebro, é algo muito maior que o seu cérebro. É algo que transcende a vida física e material de seu cérebro.

Assuma o controle de sua vida. Faça seu cérebro saber quem manda. Determine qual deve ser o papel dele em sua vida e não deixe que ele determine o que você vai fazer.

Se quer resultados diferentes, pense diferente e em seguida aja diferente.

Bom fim de semana !

terça-feira, 13 de abril de 2010

Você escolhe se ofender ?

Nós nos diferenciamos dos animais porque nós pensamos. Talvez em função disso tenhamos também o privilégio do livre-arbítrio. Sim, porque os animais seria seres mais instintivs do que racionais.

Ocorre que quando se fala em livre-arbítrio, muitas vezes pensamos apenas nas ações físicas (para que lado eu vou, se ando ou corro, se como agora ou depois, etc ) e deixamos para o acaso ou para um entidade divina o emocional.

Para não me estender muito nas múltiplas possibilidades disso neste momento, quero focar em uma que pode surpreender
você.

Quando alguém o ofende, a quem você culpa se você fica chateado ?

Você pode até responder depende, mas a minha proposta aqui é que você deveria "culpar" à você mesmo. Sim, afinal quem se ofendeu foi você, a escolha foi sua.

Vamos supor dois casos. No primeiro uma criança de 4 anos de idade chega para você e diz "Você é feio." Em outra situação, você numa boite chega para alguém do seu interesse e esta pessoa lhe diz "Não, porque você é feio." Tem diferença para você as 2 situações? Você "escolheria se ofender" mais em alguma das 2 situações ?

Na sua avaliação você provavelmente vai tentar avaliar que a criança não sabe ainda o que diz e um adulto sabe. Será? E se a criança realmente acha você feio ?

Deixo para você o encargo de discutir todas as possibilidades, se você achar que vale à pena.

O fato é que se você está plenamente ciente do que é importante para você, se você tem a dimensão do seu próprio valor, você tende a escolher não se ofender com opiniões alheias. O mais provável é que você se ocupe em entender a motivação da outra pessoa em lhe dizer aquilo. Pode ter um fundamento e você optar por melhorar determinada caracterítica de sua personalidade ou simplesmente não aproveitar o que ouviu. Cabe ainda avaliar a intenção da outra pessoa. Será que esta pessoa é sua amiga ? Será que intenção de suas palavras foi construtiva ou destrutiva ?

A opinião das outras pessoas é importante para nós pois somos seres sociais. Só que não podemos ser escravos dos outros. Podemos ser seres sociais e vivermos bem em sociedade respeitando os direitos dos outros. Não precisamos ser marionetes da maioria apenas para sermos melhor vistos pelo grupo.

Pertencer a um grupo é um impulso instintivo da época das cavernas, quando isso era determinante para a sobrevivência. Ainda hoje, se nos deixarmos levar, teremos comportamentos primitivos não só emocionais como até em hábitos alimentares (comemos mais do que precisamos).

Assim, conte até 10 antes de explodir, Ok ?


Boa semana.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Você acredita em sorte ?

Para você sorte tem mais haver com estatística, religião ou esoterismo?

Há quem diga que fulano tem sorte, que nasceu com a "retaguarda" virada para lua, que é "borrado" (desculpem o termo, mas é uma referência aquele que recebeu uma defecação de ave na cabeça !?), que é agraciado pelo deuses (tem mais de um ?), e por aí vai.

Há quem diga que consegue atrair a sorte com o uso de acessórios, onde o trevo de quatro folhas é o mais famoso.

Aquele que tem uma visão estatística da coisa, diria que a pessoa que teve sorte na verdade paratcipou de um evento Ba.F.O. (baixa frequencia de ocorrência). Simples assim. Logo, ganhar na megasena é difícil mas aconetece toda semana (ou quase) para alguém. Eu jogo toda semana há anos. Se eu ganhar em uma delas, eu tive sorte ? As outras centenas de vezes eu tive "azar" então ?

Os religiosos podem dizer que na verdade a sorte é um favorecimento divino. Os milagres são uma espécie de sorte mais difícil ainda. Inclusive este milagre muitas vezes é resultado de preces, seja à Deus ou ao santo favorito (ou seja, não é só Deus quem opera milagres, há os franqueados). Assim, se o fulano ganhou na megasena foi porque Deus o escolheu ? Deus tem preferências entre seus filhos ? Quem é pai ou mãe acha isso possível ? (entre nós seres imperfeitos até acho possível, mas acho um evento BaFO).

Os esotéricos (que já não sei mais que pessoas ou fiolosofias engloba) podem dizer que é resultado do pensamento focado em um único objetivo, que acaba por imprimi-lo no subconsciente, que ligado à Mente Universal põe em prática a sua execução. Ou seja, se eu acredito que vou ganhar na megasena, ou melhor ainda, já considero que ganhei e que é questão de buscar o prêmio, isso fica gravado em meu subconsciente (de tanto repetir ou fazer algo, isso se torna um hábito e todo hábito é executado automaticamente pela mente subconsciente). A filosofia de "O Segredo", de Rhonda Byrne (que buscou inspiração em outros autores bem mais antigos) considera que o Universo atende aos nossos desejos, desde que o comuniquemos è Ele pelo canal correto. Este canal é o subconsciente.

Pelo o que você leu até aqui, já se decidiu quanto ao que é sorte para você?

Vou lançar tópicos aleatórios sobre o tema logo abaixo, quem sabe você se identifica com algum. Não sei se conseguirei ser imparcial, mas...

Filosofia de filme de ação (já vi a frase em outros lugares também): "A sorte favorece a quem se prepara".

"Deus ajuda a quem cedo madruga".

"Quanto mais trabalho, mais sorte tenho".

Se uma pássaro jogar seus escrementos em cima de você, além do cabelo e a roupa suja, você acaba de ser agraciado com a sorte. Puxa, que tal então ir para uma praça e ficar em baixo de uma árvore repleta de andorinhas (ou só serve pombo) ? Deve ser líquido (ou não tão líquido assim) e certo que é só passar na loteria e buscar o prêmio milionário (tomo um banho antes ou não?)

Fleming, um famoso cientista discursando na Academia Real de Ciências disse o seguinte: "o comportamento da energia só pode ser explicado como resultado direto da ação da mente". Ou seja, em laboratório o comportamento dos experimentos executados por ele e seus colegas era altamente influenciado pela vontade dos próprios cientistas. Em outras palavras, eles podiam determinar o resulatdo dos experimentos.

Se tudo no universo é composto de energia e a mente pode controlar a energia, você faz idéia de onde isso nos leva ?


Consegui ser imparcial ?



Boa semana para todos.