segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A vida e a busca do equilíbrio

"O correto é o caminho do meio."
(Buddha)

Tudo na natureza tende ao equilíbrio. Veja o controle populacional das espécies, por exemplo, quando o grupo elimina o excedente quando os predadores não o fazem. O homem é o fator de desequilíbrio da natureza a muito tempo.

Até em sua vida o ser humano não consegue estar em equilíbrio, nem com seus pares e tampouco consigo mesmo.

Admiro os poucos que tem o talento do malabarista, que consegue lidar com diversos objetos ao mesmo tempo, dando um pouco de sua atenção a cada um deles igualmente. Isso é uma arte. Viver em equilíbrio é uma arte.

A maioria de nós não o faz. Tendemos a dar mais atenção ao que julgamos ser nossa maior fraqueza e deixamos o resto cair no chão. Tendemos a definir prioridades, estando à frente o que maior dano pode nos trazer (vide a pirâmide de Maslow).

A vida é uma escola. Estamos aqui para aprender um monte de coisas, que niguém sabe ao certo o que são, mas certamente o equilíbrio é uma delas. No equilíbrio nada está fora do lugar, tudo tem sua devida atenção e nenhum carma é gerado. Não é fácil, e alguns acreditam que uma vida só não é o bastante. Temos que voltar e corrigir o que fizemos de errado antes. Quem sabe errando menos a cada reencarnação até que somos aprovados a mudar de nível.

Tenhamos todos a compreensão de que nossos "colegas" estão tão perdidos quanto nós -- outros mais, outros menos. Todos querem "passar de ano", mas cometem os erros que antecedem o aprendizado. O que podemos buscar é não repetir os mesmos erros, mas as vezes nem percebemos que estamos errando de novo, parece um erro diferente.

O perdão vem da compreensão de que o erro ocorre pela ignorância de quem ainda não sabe como se equilibrar ou lidar com os malabares da vida. Não é interessante como é fácil perdoar os erros de uma criança muito pequena? Por que a perdoamos tão facilmente ?

Somos imperfeitos por natureza. Somos como crianças aos olhos de entitades mais evoluídas (sejam estas espíritos ou alienígenas).

Façamos o melhor que pudermos, sem medo de errar, pois é pelo erro que se aprende. Perdõe o erro dos outros, pois afinal precisaremos nos desculpar com alguém todo dia e esperamos sermos perdoados também.

Estamos todos no mesmo barco. Busquemos a harmonia para que possamos conduzi-lo para frente, ao invés de deixá-lo girando no mesmo lugar.

Que me perdõe a quem eu tenha ofendido (creio que tem um tal de "Pai nosso" que fala algo assim, não é mesmo ?)


Boa semana a todos !

Nenhum comentário: